domingo, 14 de junho de 2009

ARTE ATROZ - Meta de Leitura - 6ºano


Este livro responde as dúvidas mais freqüentes sobre a arte: Quem foram os primeiros artistas? Qual a função da arte? Como saber se algo é arte de verdade? São os artistas? conta também várias curiosidades sobre os artistas: como Pablo Picasso ficou decepcionado com uma linguiça; porquê o escultor Joseph Noliekins quase não trocava suas cuecas; o que o artista Marc Quinn fez com quatro litros do seu sangue, entre outras. Mostra como alguns artistas alcançaram a fama enquanto outros ficaram na miséria; fatos sobre artes antigas e novas; histórias sobre atistas que chocaram e provocaram tumultos, histórias fantásticas de fraudadores, descobertas fabulosas, talentos angustiados, agoniados, sem talento e gênios de verdade. O livro faz parte da Série Saber Horrível, uma coleção que aborda física, quimíca, história, geografia e arte de uma forma bem-humorada, o que torna a leitura e o aprendizado divertido, agradável e dinâmico.

Se você leu o livro coloque aqui seu comentário, explique por exemplo o que você descobriu de novo sobre a arte, você consegue fazer uma relação do livro com aquilo que estudamos em arte esse último bimestre? Se achar interessante, responda uma das questões acima. Bom trabalho!

14 comentários:

gh disse...

oii, professora, como eu vejo as perguntas sobre o livro,

beijos,


Gabriela ciclo III 6º B

Lucia Camargo disse...

As questões estão no texto, as curiosidades...Mas basta fazer um comentário acrescentar alguma coisa sobre o livro complementando a sinopse acima. Depois que eu receber todos os comentários, e que o prazo da meta de leitura acabar, publicarei todas as contribuições, assim aqueles que não leram o livro poderão ter uma ideia do que perderam. bjos

Unknown disse...

Nome:Adriely Samara de Oliveira N ° 1
Data:22 de junho de 2009 Horas: 17:20

Os primeiros artistas foram os homens pré-históricos.
A arte tem o papel de entreter (a função) de, informar sobre fatos históricos (quando ligados a movimentos históricos) e despertar a criatividade.
Pela assinatura do artista.Sim pelo artista

Descobri que a arte vem dês da pré-história,não dos dias de hoje:também descobri mais artistas
Auto -avaliação do livro:Gostei muito do livro pois aprendi um pouco mais sobre o livro

Lucia Camargo disse...

Adriely,
Acho que você poderia falar um pouco mais sobre o livro, que tal contar o que mais gostou? Escreva sobre as curiosidades, o que vc descobriu?
bjos
Pro

victor disse...

nome:Victor Hugo Menes
n° 34
data:24/o6/09
6° ano B

o livro fala sobre os primeiros artistas que foram os homens pré-históricos.
A arte hoje se modernizou pois o modo dos artistas se espresarem não é mais em cavernas,agora são em quadros.
O livro também fala de um tipo de arte chamada "SURREALISMO",essa palavra significa "além do real".Muitos artistas tentaram levar suas vidas de modo "surreal".
O livro também fala de muitos artistas e de artistas surrealistas.E isso me fez conhecer mais artistas.

Auto -avaliação do livro:gostei do livro porque me fez conhecer mais artistas e porque eu não sabia o que era SURREALISMO.

Tatah Cpx disse...

nome:thais regina ribeiro
gomes N°34
III inicial A

O livro é tão legal que mistura arte com história e conta o que aconteceu com nossos artistas!
O livro conta sobre Arthur que foi o primeiro artista do mundo quem descobriu suas pinturas foi um grupo de aventureiros e um cachorro fala também sobre Claude, Vicent, Stanley e Cézanne, Pablo e muitos outros.
Pablo se desapontou com uma linguisa, pois estava cheia de ar e ele esperava encontrar carne.
Chaim Soutine uso 3 litros de sangue para jogar em um boi morto para ele não apodrecer

Eu gostei desse livro, pois ele conta a hitória da arte de uma forma engaçada que se fosse ser contada por alguém não teria graça nenhuma.
A parte que eu mais gostei foi a parte que a maça deu uma entrevista sobre um pintor o Cézanne ela conta como ele à conheceu é da pagina 40 a 43.

Bjos...

Unknown disse...

Nome: Maíra Prado de Siqueira. n: 27
Ciclo III 6º ano A.
Meta de leitura “arte atroz”.

Eu achei tudo muito interessante o livro. A historia de Arthur, ele era um garoto diferente de seus pais, certo dia Arthur começou a desenhar e ganhou sua própria galeria de arte “caverna“ claro depois de ter dado um susto em seus pais e irmãos “eles acharam que as pinturas fossem reais”. Gostei da historia de robô que foi quando dois meninos descobriram a “galeria de Arthur” bom aconteceu tudo assim o robô “cachorro” fugio e acabou caindo em um buraco, os meninos perceberam que o buraco era pequeno abriram ele, um deles entrou, era uma caverna subterrânea, mas na hora do menino achar o cachorro foi ao contrario o cachorro achou o menino.

Também gostei das historias de Vincent Van Gogh, não é muito criativo dar uma orelha de dias dos namorados “não é romântico ta mais para nojento”.

O livro não é somente interessante é engraçado também, o fato é como podem saber o nome do primeiro hominídeo “homem” que começou com a arte que hoje com quatro elementos; música, dança, teatro e artes plásticas. Hoje temos a arte contemporânea, onde os passos podem ser diferentes e não precisam ser clássicos, onde as artes plásticas podem usar uma cadeira inteira, a musica pode ser diferente usando vários ritimos e o teatro pode ser feito com musica e dança.

Respostas:

Os nomes dos primeiros artistas eram: Arthur, Vincent Van gogh, Sir Stanley Spencer, Claude, Thomas gainsborough, Cézanne, Maurice utrillo, Francis bacon, Joseph, salvador dalí, Max, Pablo Picasso, Anne, gericault, William, Peter, Ad Reinhardt, Chaim soutine, John Everett, Jan, Hans e Eric.
A arte pode ser percebida com 4 elementos; pintura dança, teatro e musica. Para mim a função da arte e para se divertir quando a faz e para trazer a historia.
Pablo Picasso teve a idéia junto com seu amigo de comprar uma salsicha barata eles foram prepara lá e ela estourou neles ele ficou com essa imagem pelo resto da vida. Joseph o escultor não lavava suas cuecas porque ele era um mão de vaca “não gostava de gastar nem R$ 1,00 “ele ficava com suas cuecas ate rasgarem “dependendo do rasgo” e quando morreu não tinha nenhum herdeiro “claro esperava o que? Se ele tivesse filhos iria gastar MILHOES!” bom quando ele morreu acabou perdendo tudo. “Claro dinheiro não entra no céu”ele deixou com certeza com as crianças carentes “ou para aquele bando de pessoas que nos chamamos de políticos”.

@r+£ disse...

Todynhuh(Victor Diniz De O.)

O livro conta sobre arte,os primeiros artistas foram os homens pré-histórico dentro de uma caverna,as primeiras artes foram desenhada um matute,por um menino chamado Arthur.E assim foi se evoluindo.

E depois de muitos anos quatro garotos brincando de caçar coelhos com um cachorro chamado Robô, ele caiu dentro de um buraco,quando um deles foi passar pelo buraco era muito estreito , um teve a idéia de deixar o buraco maior quando eles desceram tinha a arte do Arthur (Matutes) eles ficaram impressionados com o que eles tinham visto,para confirmar, eles chamaram o professor.E depois colocaram de exposição.

E também pude entender no livro que cada artista tem seu ponto-de-vista como o artista Michael Landy fez uma instalação com um lixo,mas o problema foi que os faxineiros jogaram no lixo.E o artista Gilbert Proesch que se faz dele uma escultura viva.

Eu gostei muito do livro e foi gostoso ler ele.

ciclo III 6º A

Unknown disse...

monica fernanda alves da silva
numero 28 dia:24/06/09
hora:8:25

Eu gostei muito do livro “arte atroz ele traz muitas informações muitas curiosidades que nós devemos saber, mais agora eu vou fala um pouco mais sobre o livro.O livro arte atroz no começo ele fala muitas coisas sobre a pré historia quando começou a arte e muito mais, antes não havia lapis nem gis para desenhar, Mais eles arrumaram vários jeitos para pintar como uns ossos ou um feixe de galho que antes de usar eles mastigavam para fazer um pincel, mais mesmo assim eles deixavam a assinatura com uma palma de uma Mão ou de um pé esse era o jeito mais mesmo assim não era fácil.A arte tem o papel de entender de, informar sobre fatos históricos quando ligados a movimentos históricos e despertar a criatividade Pela assinatura do artista,E também descobri que a arte vem dês da pré historia não dos dias de hoje, é vários artistas.
O que eu mais gostei foi a historia do garotinho Artur ele era um menino muito alegre e que depois de pintar ele ficou muito famoso.Agora vou falar sobre as perguntas do livro e sobre os pigmentos:
O que o artista Marc Quinn fez com quatro litros de seu próprio sangue:ele queria produzir uma obra com o seu sangue.Em biologia, pigmentos são os compostos químicos responsáveis pelas cores das plantas ou animais. Quase todos os tipos de células, como as da pele, olhos, cabelo etc. contêm pigmentos. Seres com deficiência de pigmentação são chamados albinos.

Unknown disse...

Beatriz ciclo III 6°B
Os pimeiros artistas foram os homens pre-hitricos.A arte tem o papel de de etreter as pessoas de afirmer sobre fotos de històrias e de deixar muita curiosidade.
A assinatura foi feita pelos artistas.
Eu gostei muito do livro ainda nao consegui terminar mais vou tentar.

Lilik disse...

Aline Mauch - Nº 02
6º ano A
Data :24/06/2009 22:45


Os primeiros artistas foram os homens pré – históricos,no caso do texto foi Art,a função da arte é de mostrar através de pinturas,esculturas,uma imaginação,pessoas ricas,e momentos históricos.
Pablo Picasso,no começo,já meio adulto,não era rico,mas pobre,vivia na rua,e diziam que ele até roubava leite das portas de casas em Paris,e dividia um casaco e uma cama com o poeta Max Jacob,para fazer as pinturas os dois dividiam - se em turnos,Pablo pintava à noite e dormia de dia e Max ao contrario,até um dia os dois cansados de estarem pobres e famintos resolveram fazer uma loucura,e gastaram suas economias em uma lingüiça,daquelas bem baratas,quando foram cozinhar a lingüiça explodiu,Pablo diz nunca ter esquecido deste fato.
Na verdade eram cinco litros de sangue,Marc Quinn,fez uma escultura de seu rosto,para isso disse que usou cinco litros de seu sangue, para retirar a escultura exata de seu rosto,cobriu a parte de sua cabeça com massa que os dentistas usam para fazer molde dos dentes.
Chaim Soutine saiu de um vilarejo na Lituânia,e queria ser um artista,uma vez pegou a faca de sua mãe e a vendeu para comprar lápis de desenho, quando sua mãe descobriu,o trancou no armário no porão por dois dias.
O livro Arte Atroz,fala sobre quando “nasceu” a ARTE,a “vida” de alguns pintores,alguns fatos e como chegaram à fama e ficaram ricos(em minha opinião para a maioria deve ter demorado um pouco e deve ter sido uma luta,pois o que consta no texto é que foi muito difícil).Há também atividades,umas sugestões sobre como fazer arte um pouco parecida no que explicou naquele capítulo.Fala sobre diferentes artes.
AUTO - AVALIAÇÃO :eu gostei do livro,gostei de conhecer um pouco mais de artistas,fatos,e o que ocorreu em alguns anos.E adquiri mais exemplares de artes que há no mundo,não só no que nós conhecemos e achei legal porque em alguns capítulos falou sobre coisas que no qual já foi explicado na sala de aula,pois pude entender mais e adquirir aquele trecho mais rapidamente.Gostei!

Lucia Camargo disse...

Nome: Letícia Galdino De Oliveira N°25

III 6°ano A

Eu ache o livro muito interessante pois descobri que a pessoa que descobriu a arte que foi o Artur em uma caverna na França sem querer .Depois de muito tempo sem querer também alguns meninos caíram na caverna em que Artur vez suas artes assim foi o inicio da arte (com todos querendo ver)..

No livro fala que muitos artistas tem temperamento artístico conta sobre pessoas malucas como Vicent van gogh que tinha tipo de ritual para pintar e que perdeu seu amigo e resolveu dar sua orelha para sua namorada,entre outros como um que desenhava no papel higiênico, outro que tinha um pincel de quase 2 metros e como aqueles que queriam destruir o Louvre (que absurdo).

O que eu achei muito esquisito foi os surrealista que tem se comunicar com seu subconsciente ,aquele que era mais tão pobres que resouveu fazer uma loucura comprar uma lingüiça cheia de gás ,tento cozinha-la e explodio e o que queria explodir um pato!!!

O que foi muito mais muito esquisito para mim foi o imperador da china ter mandado fazer aproximadamente 7 mil estatuas de tamanhos naturais (pra que tudo isso?).Entre muitas outras coisas.

O livro é muito interessante pois todas as atividades são legais. Também gostei do livro porque em cada frase, em cada parágrafo tinha a opinião do autor isso é muito divertido e engraçado!!!

Lucia Camargo disse...

Ivana Carolina de Aguiar n°22
Ciclo III – 6° anos A

Alguns artistas pensam que são artistas e tentam enganar os outros roubando a arte de outros artistas famosos!
Pablo Picasso era muito pobre, tanto que nem todos os dias ele comia,pois não tinha dinheiro. Pablo dividia sua cama com um poeta, eles faziam turno: ele dormia e pintava de dia,de noite era o outro que pintava de dia e dormia a noite , e esse poeta era Max Jacob.
Pablo se desapontou com uma lingüiça porque em vez de estar cheia de carne estava cheia de ar!
Vários artistas fazem rabiscos e essa obra vale muito dinheiro.
Aprendi muito sobre vários artistas com esse livro que é muito interessante.Arte é uma coisa que vêm profundamente do coração, uma coisa que permite que você expresse seus sentimentos ao pintar.

Gostei desse livro ele é muito divertido e engraçado.Lembro que Michael Cox queria ser Van Gogh, ele não podia, pois tinha as orelhas grandes demais!
Philip Reeve, que gostava de fazer filmes caseiros como ficção científica ,mas os seus amigos cresceram e cansaram de ficar correndo pelo quintal!

Lucia Camargo disse...

Giovanna Helena N°17
6°Ano-A
Gostei muito desse livro, divertido engraçado...Lembro que Michael Cox queria ser Van Gogh, ele não podia pois tinha orelhas de mais!

E Philip Reeve, que gostava de fazer filmes caseiros como ficção científica.Mas seus amigos cresceram e cansaram de ficar correndo no quintal!

Então Philip achou melhor escrever livros, só que ninguém quer ler esses livros e ele também formula peças de teatro que ninguém quer assistir!

Quase ninguém sabe quando (exatamente) nasceu a arte...Ela nasceu quando um garoto chamado Artur Homo Sapiens desenhava na parede de sua caverna, seu pai e sua mãe pensavam que eram mamutes de verdade mas não era!Eles achavam que Artur tinha um dom especial!

Depois de muito tempo houve uma exposição e havia um buraco, um garoto caiu lá dentro e depois de uns dois dias ele voltou lá só que com seu professor e com alguns amigos e levou uma lamparina. Viram todos aqueles desenhos e ficaram impressionados!

Tem alguns artistas que pensam que são artistas e tentam enganar os outros roubando a arte de outros artistas famosos!

Pablo Picasso era tão pobre que nem todos os dias ele comia pois não tinha dinheiro. Pablo dividia sua cama com um poeta, eles faziam turno: ele dormia de dia e pintava a noite e o outro pintava de dia e dormia a noite esse poeta era Max Jacob.

Pablo se desapontou com uma linguiça pois em vez de estar cheia de carne estava cheia de ar!

Vários artistas fazem um rabisco e aquela obra vale muito dinheiro.

Aprendi muito sobre vários artistas com esse livro legal.Arte é uma coisa que vêm do coração.

Isso é o que eu li e lembrei do livro “Arte Atroz”